BUSCAPÉ

quinta-feira, 21 de junho de 2012

1º BIG BROTHER EM MARTE COM RETRANSMISSÃO MUNDIAL


Vem da Holanda a idéia de um grupo de empresários de produzir e retransmitir para todo o mundo assistir o primeiro BIG BROTHER espacial e interplanetário em MARTE.  É o que informa o site da ‘BBC” de Londres, o gasto para esse ousado projeto está avaliado no momento em R$ 12bilhões incluindo uma colônia em Marte

Batizado como "Mars One", desenvolvida por Bas Lansdorp, de 35 anos,  o programa mostraria desde o recrutamento e preparo dos participantes de humanos na Terra, a viagem pelo espaço até a chegada e o estabelecimento em solo marciano.

Embora o programa ainda seja uma idéia, o projeto de apresentação de "Mars One" no Facebook já teve mais de 8 mil curtidas, segundo a "BBC", e o vídeo, no YouTube, foi visto por aproximadamente 1 milhão de pessoas.

"Se você analisar a equipe envolvida no "Mars One", (verá) que nenhum de nós faria isto de brincadeira", informa Lansdorp em entrevista à "BBC".  Se acontecer o programa terá como data de estreia prevista para 2023. Sendo assim o recrutamento dos candidatos iniciaria já em 2013 para que possam passar por uma intensa preparação para adaptação desde o lançamento do foguete até viverem todo o programa em outro planeta.

O item mais louco e controverso desse programa é que os participantes teriam passagem só de ida e teriam que morrer em Marte.

Lansdorp afirma que é apaixonado por viagens espaciais desde criança.

O correspondente de ciência da "BBC",  apontou uma grande falha no projeto. O "Mars One" não leva em conta a forte radiação espacial, que, na Terra, é protegida pelo campo magnético presente no planeta e por esse motivo merece uma melhor programação.

"Eles ficarão expostos a uma taxa enorme de radiação ionizante. Sem um habitat resistente (a esta radiação) em Marte, o câncer os matará dentro de um ano", afirmou o correspondente. Lansdorp, porém, entende que a solução é criar um campo magnético "caseiro", com objetos entre os astronautas e a radiação.

Apesar disso, o projeto "Mars One" recebe o apoio do físico holandês e ganhador do Prêmio Nobel, Gerard'T Hooft, que acredita que o projeto é "extraordinário, com visão e imaginação".

Será mesmo que no futuro vamos assistir a um "Big Brother" em Marte, com brigas, intrigas e fofocas? E você se candidataria mesmo sabendo que nunca mais retornaria a terra? Como  nesse mundo têm louco pra tudo é só esperar para ver os primeiros inscritos e boa sorte......