BUSCAPÉ

sábado, 17 de julho de 2010

NOTÍCIAS DA CAMPANHA

PLÍNIO DE A. SAMPAIO, candidatoa presidente do PSOL defende desmatamento zero

O candidato à Presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol), Plínio de Arruda Sampaio, participou, na tarde de ontem, de uma sabatina organizada pelo Fórum Amazônia Sustentável. O debate “Amazônia e as Eleições 2010” contou com a participação de empresários, movimentos sociais, ong’s e gestores públicos.

O candidato falou sobre os projetos de governo para a Amazônia e afirmou que a prioridade será o desmatamento zero. “É a coisa fundamental. Não podemos perder a biodiversidade dessa Amazônia. O ponto principal será esse e investimento em ciência e tecnologia, para que possamos formar profissionais na área”.

Para ele, o investimento em ciência e tecnologia é indispensável para aproveitar a biodiversidade da região. “Se isso ocorrer, várias cidades da Amazônia podem ter mais desenvolvimento que todo o restante do país, uma vez que a riqueza biológica é fantástica e valorizada em todo o mundo”. Plínio Sampaio defendeu a soberania nacional, o fim da privatização das florestas e a não construção da usina Hidrelétrica de Belo Monte. Além disso, também é contra a MP 458, que legaliza a grilagem no campo. O candidato apoia ainda a demarcação, homologação, titulação e garantia da inviolabilidade dos territórios indígenas.

Entre as perguntas feitas ao candidato, estavam questões relacionadas à educação, infraestrutura na Amazônia e remuneração dos serviços ambientais. Segundo ele, o plano de governo é definir a educação pública em todos os níveis de escolaridade. “A intenção é tirar a educação do mercado para que ela seja igual para todos e que todos tenham as mesmas possibilidades de educação boa e digna”.

Segundo o representante da Comissão Executiva do Fórum, Rubens Gomes, a instituição foi criada em 2007, mas este é o primeiro debate promovido com os candidatos à Presidência da República. “A intenção é promover a discussão sobre a região Norte e Amazônia. Nós temos que motivar os candidatos a pensar a Amazônia de forma diferente e mostrar que têm pessoas que vivem ali, mostrar a função biótica e a função do controle do clima do planeta, por isso precisa ser bem tratada”.

Pela manhã, o candidato fez uma caminhada pelo Ver-o-Peso, acompanhado do candidato a governador, Fernando Carneiro, os candidatos ao Senado, Marino Brito e João Augusto, e Edmilson Rodrigues, candidato a deputado estadual. Plínio Sampaio já veio várias vezes a Belém. A primeira foi em 1952, quando também visitou o Ver-o-Peso. “Não mudou muita coisa desde aquele tempo”, disse (com informações de Paloma Tavares. (Diário do Pará)