BUSCAPÉ

sábado, 31 de julho de 2010

QUANDO FALHAM AS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTOS DOS INSTITUTOS NO BRASIL

Em mais um ano de eleições ai estão eles, os INSTITUTOS DE PESQUISAS, que dizem ser empresas sérias mas até onde vai a seriedade dos INSTITUTOS? Confira você mesmo.

CONTAGEM 2008

Eleições em Contagem – como erram as pesquisas!
| author: Lingua de Trapo
Na última sexta-feira, 03/10, foi publicado no jornal SUPERNOTÍCIA pesquisa do instituto Sensus Pesquisa e Consultoria, cujas projeções indicavam uma vantagem de 6 pontos a favor do candidato Ademir Lucas-PSDB que teria 34,4% das intenções de voto sobre a Petista Marilia Campos que estaria com 28,4%.

Dentre os argumentos do texto está à vaticinação de que Ademir Lucas estaria eleito com aquele resultado. O instituto Sensus só esqueceu do detalhe de que o município de Contagem conta com mais de 200.000 eleitores e, para que isto ocorresse, o candidato Ademir Lucas precisaria de mais de 50% dos votos válidos.

O resultado das urnas em primeiro turno mostrou outra coisa, Marília Campos ficou em 1º. Lugar com 43,87% e Ademir Lucas em 2º. com 37,39% dos votos válidos e a eleição será definida só no segundo turno de votações.

Reafirmo aqui que pesquisas eleitorais e textos cuidadosamente dissimulados tem sido utilizados para ludibriar o eleitor e como forma de alavancar candidaturas. Isto é um risco para a lisura dos pleitos democráticos.

Vivemos num país onde MANDA QUEM PODE MAIS, AQUI EM SE TRATANDO DE IMPRENSA E INSTITUTO SEMPRE HÁ UMA TENDÊNCIA.

VEJA AGORA OS DISPARATES DOS INTITUTOS PARA AS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE 2010

Eleição vira novela com narradores contraditórios

18 de abril de 2010 | 0h 00

José Roberto Toledo – O Estado de S.Paulo, via Nassif

Esqueça os números e se concentre na história que eles contam. Mesmo assim, as versões contadas pelos institutos são irreconciliáveis. As tendências apontadas pelo Datafolha não batem com as traçadas pelo Sensus, que não são iguais às apontadas por Vox Populi e Ibope. A cada semana muda o narrador e, com ele, os rumos da novela eleitoral.

Segundo o Datafolha, a intenção de voto estimulada em José Serra (PSDB) caiu no começo do ano e voltou a subir, retornando aos patamares de dezembro. Já de acordo com o Sensus, Serra nunca saiu do lugar e continua no mesmo patamar que tinha em novembro.

Vox Populi e Ibope contam, até agora, uma história parecida entre si, mas divergente das duas anteriores. Como o Datafolha, os institutos detectaram uma tendência declinante de Serra no começo do ano, mas não viram, até agora, nenhum sinal de recuperação.

Sobre Dilma Rousseff (PT) os institutos tampouco concordam. Pelo Datafolha, ela cresceu rápido, mas bateu em um teto que a deixa distante de Serra. Para Sensus e Vox Populi, a tendência de crescimento de Dilma persiste e ela se aproxima cada vez mais do rival, se é que já não empatou com o tucano.

O único ponto em comum entre os institutos é a pesquisa espontânea: Serra e Dilma estão empatados tecnicamente. Mas muitos eleitores respondem ”Lula” ou ”candidato de Lula”. Sinal de que a petista tende a crescer.

Na ausência de fatos que chamem a atenção da maioria do eleitorado para a sucessão, os narradores tomaram para si o protagonismo da novela eleitoral. Paralela à dos candidatos, disputam uma corrida dos institutos.

E PARA TERMINAR LEIAM ESTE COMENTÁRIO

Cena um.
Resultado da pesquisa do Instituto Vox Populi/Band/Portal IG com 3 mil eleitores entre os dias 17 de 20 de julho: Dilma Rousseff (PT) com 41% das intenções de voto, José Serra (PSDB) com 33% e Marina Silva com 8%.
Uma liderança folgada (oito pontos) de uma candidatura (Dilma) que, a se julgar apenas pelos dados do Vox Populi/Band/IG, estaria em marcha firme rumo à vitória ainda no primeiro turno.
Isso porque, diz o Vox Populi, a diferença entre a candidatura líder e a soma de todos os outros oponentes seria de apenas um ponto percentual.
E, ao mesmo tempo, a líder estaria crescendo bem mais do que a soma dos oponentes nas pesquisas espontâneas de intenção de voto.
Cena dois.
Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha com 10.905 eleitores entre os dias 20 e 23 de julho: José Serra (PSDB) com 37%, Dilma Rousseff (PT) com 36% e Marina Silva com 10%.
A se julgar apenas pelas informações fornecidas pelo Datafolha, há um empate técnico clássico e uma disputa acirradíssima entre as duas primeiras candidaturas (Serra e Dilma).
Com vantagem de um ponto percentual para um candidato (Serra) que, de acordo com o Vox Populi, está oito pontos atrás da candidatura líder (de Dilma).
Considerada a margem de erro do Vox Populi, de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos, a melhor situação pró-Serra seria uma diferença de 39,2% a 34,8% a favor de Dilma.
A pior, de 42,8% a 31,2%, ainda a favor da candidata petista.
Por outro lado, levando em conta as margens de erro do Datafolha, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a melhor situação para Serra, no limite do erro a seu favor, seria uma liderança de 39% a 34% .
Uma diferença de cinco pontos percentuais a favor de um candidato que, apenas três dias antes, de acordo com a concorrência, tinha oito contra.
A pior para a candidatura tucana seria uma vitória da candidata petista por 38% contra 35% de Serra.
Lideranças folgadas de um lado.
Disputas acirrada do outro.
Alternâncias de um lado.
Candidatos que jamais passam o concorrente do outro.
Nem é preciso ouvir os argumentos de um ou outro lado para constatar o óbvio: trata-se do samba da pesquisa doida.
Há algo de muito estranho no no reino dos institutos de pesquisa.
Acho que eles deveriam sair à campo, neste final de semana, não para aplicar questionários, mas para tentar explicar porque essas coisas ocorrem.
Alguém está errando muito feio nesta campanha.
Se é por manipulação ou por incompetência, é preciso explicar, sob pena de ter o que sobrou de credibilidade reduzido a pó.
Ibope e Sensus estão vindo por aí.
O samba da pesquisa doida continuará a repicar?
De qualquer forma, é triste, muito triste.

AGORA AMIGO ELEITOR, VAI SE DEIXAR SER UMA MÁQUINA DE MANOBRA? FIQUE DE OLHO ABERTO.PSOL

OBS: Textos retirado dos blogs de

http://linguadetrapo.blogspot.com/2008/10/eleies-em-contagem-como-erram-as.html

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/pesquisas-eleitorais-alguem-esta-errando.html

http://noticias.r7.com/blogs/eduardo-marini/2010/07/25/institutos-erram-feio-e-o-samba-da-pesquisa-doida-manipulacao-ou-apenas-incompetencia-de-qualquer-forma-e-triste-muito-triste/