BUSCAPÉ

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sonda confirma existência de água em Marte


Publicidade
FELIPE MAIAda Folha Online
Atualizado às 20h25
A sonda Phoenix, que explora o solo de Marte desde maio, confirmou nesta quinta-feira (31) a existência de água no planeta. A descoberta ocorreu depois que a Phoenix colocou amostras do solo em um instrumento que identifica os gases produzidos por substâncias. Para os técnicos, é a primeira vez que a existência de água é provada quimicamente.
"Nós temos água", afirma William Boynton, da Universidade do Arizona, cientista responsável pelo instrumento chamado Tega (sigla em inglês para Analisador de Gás Térmico e Expandido).
Reuters
"Nós tínhamos evidências de gelo antes, em observações da sonda Mars Odyssey e por pedaços que desapareceram [do solo de Marte] no mês passado, mas essa é a primeira vez que a água em Marte é tocada e provada".
A função do Tega é esquentar amostras coletadas pelo braço robótico, transformando os materiais em gases. Com isso, é possível identificar os compostos químicos e analisar sua composição.
Nos últimos dias, os técnicos da missão vinham encontrando problemas para colocar as amostras de gelo no Tega --ao ser raspado do solo, o material ficava "grudado" à pá do braço robótico. Por isso, a equipe decidiu coletar amostras da superfície de Marte, que continham um pouco de gelo, para fazer as amostras.
Quando o material foi colocado no Tega e aquecido a uma certa temperatura, o gelo sublimou e o instrumento detectou a presença de moléculas de água.
"A dificuldade para colocar essas amostras gerou um pouco de desânimo, mas não durou muito. Essa descoberta dá ânimo para que possamos continuar pesquisando", afirmou o chefe da missão na Nasa, Ramon De Paula, à Folha Online.
No olho
Em junho, técnicos da missão já diziam estar convictos de que o material brilhante encontrado na superfície de Marte era gelo, e não sal.
Eles chegaram a essa conclusão em razão de quantidades do material que haviam sido fotografadas pela sonda terem desaparecido do solo --indicando que a água congelada sublimou após ter sido exposta no solo.
A Phoenix está em Marte desde o dia 25 de maio com a missão de investigar as características da água e outros materiais existentes no pólo norte do planeta --procurando por condições propícias para a vida no planeta, como compostos orgânicos, ou respostas para questões como a mudança climática.
Mais tempo
Com o resultado, a Nasa (agência espacial norte-americana) decidiu estender a missão da sonda até 30 de setembro. A idéia original era que o sistema funcionasse por cerca de três meses, até o fim de agosto.
"A Phoenix está saudável e as projeções para energia solar parecem boas, então nós queremos aproveitar a vantagem de fazer essa pesquisa em um dos locais mais interessantes de Marte", afirma Michael Meyer, cientista-chefe do Programa de Exploração de Marte na Nasa.