BUSCAPÉ

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CANDIDATURA DE ROBSON ANDRADE SE DESTACA NA MÍDIA NACIONAL

Justiça Eleitoral é a prova para astrólogoEnquanto muitos candidatos são multados pela Justiça Eleitoral sem nenhum risco de terem suas candidaturas impugnadas, outros começam a ter problemas por questões meramente burocráticas.

Único astrólogo registrado no TSE, candidato a deputado estadual pelo PSOL, o mineiro e leonino Robson Andrade, teve que correr para apresentar ao Tribunal seu comprovante de escolaridade.

Isso porque antes de se candidatar, Robson consultou os atros e viu que sua situação é favorável. Mas a Justiça Eleitoral é imprevisível.

Autor: Thais Arbex

ACESSEM O SITE
http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2010/07/14/justica-eleitoral-e-a-prova-para-astrologo/

CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL PELO PSOL EM MINAS DEU ENTREVISTA AO FOLHA DE SÃO PAULO

FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA
Ao informarem suas ocupações à Justiça Eleitoral, 1.961 candidatos disseram ser deputados, vereadores, senadores, governadores e ministros de Estado. Juntos, os políticos ocupam o primeiro lugar na lista de postulantes a um cargo eletivo.
O número de políticos na disputa aumentou 6,5% em relação a 2006, quando 1.841 concorreram. Na última eleição, eles também foram maioria das profissões especificadas. "Outros", contudo, continua sendo, em números absolutos, a principal opção dos 21.659 candidatos ao declarar a própria ocupação.
"A pessoa muitas vezes coloca político como profissão porque dá prestígio ou porque não exerce mais a própria profissão há muito tempo", avalia o cientista político David Fleischer, professor da UnB. Entre as profissões com maior número de candidatos, os deputados ocupam o quarto lugar, e os vereadores, a sexta posição.
O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), é o típico caso do político que nunca exerceu outra ocupação: "Estou na Câmara há 40 anos e sou um político com muito orgulho". Alves foi eleito deputado antes de concluir a faculdade de direito e vai tentar o 11º mandato consecutivo como deputado.
Empresários, advogados e comerciantes são, depois de políticos, as profissões da maioria dos candidatos.
A experiência dos políticos de profissão não assusta candidatos de primeira eleição como Robson Andrade (PSOL-MG), que disputa uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas. Astrônomo de profissão, Andrade é o único representante da categoria.
Os astros, porém, não lhe garantem vitória: "Meu mapa astral indica momento de grande aprendizagem". Ele quer adquirir experiência para se eleger vereador em 2012.
Representantes de outras profissões não se intimidam em disputar com candidatos mais experientes. Único agente funerário declarado, Moisés de Lima, o Moisés da Funerária (PTB-SP), diz que a experiência de 30 anos no ramo de enterros lhe credencia a ser um deputado estadual capaz de lutar "por todos".

ACESSEM O SITE

http://www1.folha.uol.com.br/poder/771413-politica-ocupa-o-1-lugar-na-lista-de-profissoes-dos-candidatos.shtml